segunda-feira, 9 de março de 2009

E eu fui pesquisar!!


Como disse no post anterior,sei que o dia da mulher se comemorou ontem,até porque não se falva noutra coisa!


Mas se calhar há muitas mulheres como eu...que não sabiam e se calhar continuam a não saber afinal o porquê desta data!E como comigo as coisas não ficam assim (na ignorância) lá fui eu pesquisar!!

Deixo-vos aqui aquilo que eu encontrei nas minhas buscas!!


A lenda do Dia Internacional da Mulher refere-o como tendo surgido na sequência de uma greve, realizada em 8 de Março de 1857, por trabalhadoras de uma fábrica de fiação ou por costureiras de calçado - e que tem sido veiculada por muitos órgãos de informação - não tem qualquer rigor histórico, embora seja uma história de sacrifício e morte que cai bem como mito.

Em 1982, duas investigadoras, Liliane Kandel e Françoise Picq , demonstraram que a famosa greve feminina de 1857, que estaria na origem do 8 de Março, pura e simplesmente não aconteceu, não vem noticiada nem mencionada em qualquer jornal norte-americano, mas todos os anos milhares de órgãos de comunicação social contam a história como sendo verdadeira («Uma mentira constantemente repetida acaba por se tornar verdade»).

Verdade é que em 1909, um grupo de mulheres socialistas norte-americanas se reuniu numa «party», numa jornada pela igualdade dos direitos cívicos, que estabeleceu criar um dia especial para a mulher, que nesse ano aconteceu a 28 de Fevereiro.

Ficou então acordado comemorar-se este dia no último domingo de Fevereiro de cada ano, o que nem sempre foi cumprido.

A fixação do dia 8 de Março apenas ocorreu depois da 3ª Internacional Comunista, com mulheres como Alexandra Kollontai e Clara Zetkin .

A data escolhida foi a do dia da manifestação das mulheres de São Petersburgo, que reclamaram pão e o regresso dos soldados. Esta manifestação ocorreu no dia 23 de Fevereiro de 1917, que, no Calendário Gregoriano (o nosso), é o dia 8 de Março. Só a partir daqui, se pode falar em 8 de Março, embora apenas depois da II Guerra Mundial esse dia tenha tomado a dimensão que foi crescendo até à importância que hoje lhe damos.

A partir de 1960, essa tradição recomeçou como um grande acontecimento internacional, desprovido, pouco e pouco, da sua origem socialista. Desde 1975, em sinal de apreço pela luta então encetada, as Nações Unidas decidiram consagrar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.


E é isto!!!
Vocês já sabiam?
Já fiquei a saber mais uma coisita!!!

Fiquem bem^fifi^

5 comentários:

rosemary disse...

Oh, não sabia! Estava convencida que era por causa das mulheres que morreram queimadas dentro da fábrica por fazerem greve. Ouvi dizer que o patrão não achou muita piada elas pedirem aumentos salariais e melhores horários. Realmente, já não se pode confiar na comunicação social...

Bjs* e espero que tenhas tido um bom dia das mulheres!

rosemary disse...

Oh, não sabia! Estava convencida que era por causa das mulheres que morreram queimadas dentro da fábrica por fazerem greve. Ouvi dizer que o patrão não achou muita piada elas pedirem aumentos salariais e melhores horários. Realmente, já não se pode confiar na comunicação social...

Bjs* e espero que tenhas tido um bom dia das mulheres!

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Não sabia nada. Achas?!
Olha... já comprei o vestido... nada de desistir agora, ok????
lol
beijos

Cátia disse...

sempre aprendo contigo!!!!! Desculpa não ter respondido aos teus desafios, mas ando cheia de trabalho!!!
Beijinhos

Cátia disse...

Sempre aprender contigo!!! Desculpa ainda não ter respondido aos teus desafios mas, tenho andado cheia de trabalho!!!!

Frase do Dia

Talvez Deus queira que tu ao longo da vida conheças muitas pessoas falsas, para que quando encontres as verdadeiras, as saibas estimar e dar graças por elas

Partilhando sorrisos