segunda-feira, 26 de julho de 2010

Leituras #3


Título: O Perfume: História de um assassino

Autor: Patrick Süskind

Editora: Editorial Presença

Ano: 1ª Edição, Lisboa, 1986

Sinopse:

Esta estranha história passa-se no século XVIII e há todo um extraordinário trabalho de reconstituição histórica, não só da época e das mentalidades como do ofício de perfumista, que então era particularmente valorizado e que estava a cargo de artesãos especializados.

Patrick Süskind conduz o leitor de página em página, e odor em odor, de perfume em perfume, enebriando-o, arrebatando-o nessa alquímica busca do Absoluto que é a do seu personagem: a busca do perfume ideal, isto é, a forma suprema da Beleza.

Nessa busca nada deterá Jean-Baptiste Grenouille - que nascera no meio dos mais nauseabundos fedores, numa banca de peixe -, nem mesmo os crimes mais hediondos.

Este personagem monstruoso possui no entanto algo de extremamente inquientante, a sua própria incorrupta pureza.

É o primeiro romance publicado por Patrick Süskind, um almeão nascido na Baviera que até aqui escrevera para o teatro. Com o Perfume, Süskind, emergiu meteoricamente do anonimato. A crítica internacional dos mais diversos sectores tem-no distinguido como um dos mais importantes romances da década, constituindo este livro um dos mais assombrosos casos de bestseller dos últimos tempos, em todo o mundo.


Este é o livro que acompanha as minhas idas para a praia, para a piscina e tudoitudo =)

Estou quase a terminá-lo e estou a adorar!Parece que até consigo cheirar os perfumes enunciados pelo autor, tal é a perfeita descrição =)

Aqui vos deixo, mais uma sugestão para leitura nestas férias.

Beijos e boa noite!



Sem comentários:

Frase do Dia

Talvez Deus queira que tu ao longo da vida conheças muitas pessoas falsas, para que quando encontres as verdadeiras, as saibas estimar e dar graças por elas

Partilhando sorrisos