sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago




O dia até amanheceu com Sol pelas minhas bandas...
A notícia chegou à hora do almoço, pela TV...que dizia que ele tinha falecido às 12h45, hora espanhola.
Ora, desde então o Céu escureceu, a trovoada ressoa bem alto...e creio que por este andar não tarda está a chover torrencialmente...
Isto, diriam muitos...é apenas uma coincidência!Provavelmente é...
Mas, que muitos corações devem estar neste estado por teres partido, devem...
Quando andava no liceu, foste nomeado Nobel da Literatura...até à data eras um desconhecido, para mim.
A maior parte das pessoas que conheço, fala mal da tua escrita!
Não gostam!
Ora porque não pontuas, ora porque acabas as frases sem nexo, ora porque misturas o diálogo no meio da narrativa...ora por mil e uma razões que poderia enunciar aqui!
Passava em muitas livrarias e olhava os teus polémicos livros!
Pegava neles...macios, como só os livros sabem ser!Mas voltava a colocá-los na estante, pois o preço não era convidativo....ainda hoje não o é (mas isso é regra geral para todos os bons livros).
Um dia destes, entrei determinada numa livraria, olhei em volta e pousei os olhos na colecção. Mas por qual deveria afinal iniciar a minha leitura 'saramaguense'???
Pois não sabia muito bem!!!
Memorial do Convento?? Hmmm...talvez não, isso dá-se nas escolas...
Intermitências da Morte?? Hmmm...morte???!!!Para a próxima...
Ensaio sobre a Cegueira????Hmmm...ora ora!!Parece-me bem.Trufas...vens comigo!!!
E quase sem pousar os olhos no preço...dirigi-me à caixa, paguei e sai felicissima da vida com o meu 1º livro do Nobel da Literatura Portuguesa =)
Chegada a casa, li li li li....
E encantei-me!
E fiquei a ter quase a certeza que muitos dos que te criticam nunca te leram...
A tua escrita é soberba, descritiva, mas não à exaustão, mas sim ao ponto do leitor se conseguir mover ele próprio no enredo, dele próprio ser a personagem e quase como que a sentir os cheiros, o frio, o calor...tudo!
Talvez, um dia destes te traga de novo para a minha biblioteca pessoal...
Porque de facto adorei esse escrever desvairado, tão pessoal e incomparável!!!
Morreste!
Fisicamente...só e tão só!
Porque soubeste de uma forma tão genial, imortalizar o teu nome, a tua pessoa, as tuas acções, a tua essência!!
Porque serás lembrado todos os dias!
Morreste!
Mas creio que me atrevo a dizer, que partiste feliz e sereno!
Feliz por quem foste durante 87 anos!
Feliz pela vida que construiste e pelas pessoas que amaste e por quem foste e és amado!
Por isto tudo, que por ti não hajam lágrimas de tristeza!
Por ti que hajam vivas!
Palmas de sentida gratidão por tudo o que fizeste, construiste e partilhaste com o povo!
Bem-haja Saramago!!!

Sem comentários:

Frase do Dia

Talvez Deus queira que tu ao longo da vida conheças muitas pessoas falsas, para que quando encontres as verdadeiras, as saibas estimar e dar graças por elas

Partilhando sorrisos