quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O meu dia D

Hoje é o meu dia D, dia de iniciar de novo a minha dieta junto com a minha nutricionista.
Hoje foi dia de 1ª consulta, da Dieta 10. Que já antes tinha experimentado e fiquei bastante contente com os resultados da dieta, mesmo que nunca tenha seguido à letra aquilo que a nutricionista me indicava!E mesmo assim os resultados foram notórios, a par com algum exercício físico =)
Hoje inicia-se uma nova etapa, que desta vez irei cumprir, sem fugir do caminho traçado por ela.

Irei partilhar convosco este meu objectivo. Fazendo um relato semanal daquilo que posso e não posso fazer, e como vai o peso e essas coisas assim =)
Posto isto, vamos a valores:

Peso:
69,8Kg
Medidas:
Peito: 93cm
Cintura: 88 cm
Anca: 110 cm

Gostaria de esclarecer que a palavra Dieta tem uma conotação negativa para a maior parte das pessoas, mas o que eu lhe chamo é aprender a comer. Sim é isso, soa bem melhor.

Portanto : Emagrecer é aprender a comer ----> antes de tudo =)

O que posso comer:

Carne: carnes brancas e magras ---> peru, frango, coelho.
Peixe: qualquer um, alternado com a carne.
Ovos: 2 por semana
Moluscos e bivalves: 2x por semana ----->polvo, lulas, ameijoa...
Charcutaria: de aves ---> salsichas, fiambre, mortadela. Presunto: 2x por semana

Lácteos e alternativos---> garantem um bom aproveitamento de cálcio, fornecem aminoácidos essenciais e vitaminas (complexo B e A)

Leite meio gordo/magro: 2 copos/dia ou bebida de soja;
Iogurte magro/natural/aromas, com edulcorante: 2 por dia;

Vegetais -----> boa fonte de minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio...), vitaminas (vitamina C...), fibras e ricos em água:

Alface, endívias, chicória, pepino, cogumelos, nabiças e grelos --->acompanham sempre as refeições de carne ou peixe (almoço e jantar). Não misturar os diferentes tipos.

Cereais e derivados---> excelentes fornecedores de energia. Boas fontes de fibra, vitaminas e minerais:
Pão integral ou de cereais: 2 fatias/dia (eu faço o meu na máquina do pão, daí ser em fatias)

Outros:
Gelatina light sem limites.

Bebidas:
Água no mínimo 1,5L por dia.
Chás de infusão
Café 3/dia.

Para além disto, ainda me foi recomendado:
->Praticar uma alimentação variada;
->Tomar sempre o pequeno-almoço;
-> Fazer refeições regulares (+/- 3horas);
-> Não fazer compras com o estômago vazio;
-> Evitar o consumo de açúcar e produtos açucarados;
-> Substituir o sal por especiarias e ervas aromáticas;
-> Privilegiar o consumo de azeite em detrimento de outras gorduras;
-> Optar por métodos de confecção saudável (cozidos, grelhados, ao vapor);
-> Aderir à prática de exercício físico (adequado a nossa condição física e saúde);
-> Se não for possível fazer exercício físico, caminhar 30 minutos por dia.

Et voilá =) se seguir estas recomendações com força de vontade irei conseguir =)

"Uma alimentação variada e agradável é a melhor forma de conseguir bons resultados num programa de perda de peso."

1 comentário:

Bricolar e Poupar disse...

Força :)
É tão bom quando começamos a ver o ponteiro da balança a diminuir!

Frase do Dia

Talvez Deus queira que tu ao longo da vida conheças muitas pessoas falsas, para que quando encontres as verdadeiras, as saibas estimar e dar graças por elas

Partilhando sorrisos